Encaminhamento médico é obrigatório para atendimentos de psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia

.


Publicado em: 19/05/2023 às 08:30hs

Desde fevereiro de 2023, os beneficiários do Agros devem apresentar pedido médico para dar início e para continuar tratamentos com psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais com cobertura pelo plano de saúde. A não apresentação do pedido médico impede o pagamento dos profissionais de saúde pelo Agros. 

Lembre-se que:

  • O pedido médico deve conter a indicação da duração prevista para o tratamento, ou seja, o número de sessões. 
  • Caso o pedido médico não descreva a quantidade de sessões, ele será considerado válido para o atendimento de até 10 sessões. 
  • Se o pedido médico trouxer a indicação de “tratamento contínuo”, ele poderá ser utilizado pelo período de até 6 meses, com uma sessão por semana. Após esse prazo, um novo pedido deve ser apresentado, a critério médico, para a continuidade do tratamento. 
  • Caso haja necessidade de mais de uma sessão semanal, o médico deve prescrever, no pedido, a quantidade de sessões por semana. 

 

Fique atento: O pedido médico tem validade de 90 dias, ou seja, esse é o prazo que o beneficiário tem para utilizá-lo para o agendamento das sessões. Os beneficiários devem apresentar a solicitação médica ao psicólogo, fonoaudiólogo e/ou terapeuta ocupacional no momento de agendamento das consultas/sessões. Não é necessário comparecer ao Agros para autorização prévia do atendimento com esses profissionais. 

Periodicamente, o beneficiário deve verificar com o profissional que o atende sobre a validade do pedido médico apresentado no início do tratamento e a necessidade de retornar ao médico para realizar uma nova avaliação e, se necessário, obter um novo encaminhamento para dar continuidade ao tratamento.

Essas avaliações periódicas ressaltam a importância de realizar os tratamentos com envolvimento de equipe multidisciplinar, o que proporciona ao beneficiário uma avaliação mais completa e uma assistência mais adequada para a manutenção de sua saúde e/ou a prevenção de doenças.