Plano de Saúde do Agros tem avaliação positiva no IDSS 2021 (ano-base 2020)

Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) é divulgado anualmente pela ANS, a partir da avaliação feita com todas as operadoras de planos de saúde do país.


Publicado em: 31/01/2022 às 08:30hs

 

No início de janeiro, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou o resultado do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2021 – ano base 2020. O Agros obteve nota 0,7888 na avaliação.  

O IDSS é resultado de uma avaliação feita com todas as operadoras de planos de saúde do país, que leva em consideração quatro dimensões de serviços prestados pelas operadoras de saúde. A nota final é calculada a partir da média ponderada dos índices de cada dimensão, que têm pesos diferentes definidos pela ANS. Quanto mais próxima de 1 for a nota, melhor é a avaliação. 

Clique aqui para conhecer um histórico do resultado alcançado pelo plano de saúde nos últimos anos.  

Desempenho por dimensão

No IDSS 2021 (ano-base 2020), o Agros obteve o seguinte desempenho por dimensão:

  • IDQS - Qualidade em Atenção à Saúde: 0,7302
  • IDGA - Garantia de Acesso: 0,6214
  • IDSM - Sustentabilidade no Mercado: 1,0000
  • IDGR - Gestão de Processos e Regulação: 0,8333

Em comparação com os anos anteriores, o Agros manteve a pontuação máxima no índice IDSM – Sustentabilidade no Mercado, que, de acordo com a ANS, monitora “a sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores”. A nota no IDGR - Gestão de Processos e Regulação, que avalia o cumprimento de obrigações técnicas e cadastrais, também permaneceu na faixa de melhor desempenho.. 

Já o IDQS - Qualidade em Atenção à Saúde e o IDGA - Garantia de Acesso tiveram pontuação reduzida em relação à avaliação de 2020 (ano-base 2019). A gerente de Saúde do Agros, Márcia Antônia Lellis Pônzio, explica que “esses índices analisam, entre outros pontos, a quantidade de consultas e exames eletivos (que não são de urgência ou emergência) realizados por grupos de beneficiários. Em 2020, devido às inseguranças e o medo do contágio com covid-19, as operadoras de planos de saúde tiveram uma redução significativa no número de realização desses procedimentos, e o mesmo aconteceu no Agros, o que afetou diretamente os resultados do IDSS”. 

Em 2021, com mais conhecimento sobre a prevenção ao contágio do coronavírus e com a chegada da vacinação, houve uma retomada do agendamento de consultas, com índices mais próximos do que ocorriam antes da pandemia. 

 

Clique aqui para acessar a página do Programa de Qualificação de Operadoras e entender melhor do que trata cada dimensão avaliada. Nela também é possível conferir um comparativo do desempenho do Agros ao longo dos anos. Para isso, basta acessar o item “Acesse aqui o sistema para conferir o desempenho de sua operadora ano-base 2020” e informar o nome Agros ou o número de registro “368920”.